Evox Fitness Concept

Com que idade devemos começar a treinar?

A Questão é existe uma idade certa para começar a treinar?

Não!

Podemos e devemos começar a treinar em qualquer fase da nossa vida, independentemente da idade, contudo essa prática deve ser adaptada as nossas condições físicas, psicológicas e sociais.

Deste modo, é aconselhável dar iniciação (a qualquer tipo de treino) desde a nossa infância, pois iremos estar a promover um desenvolvimento psicomotor saudável na criança.

Para além deste benefício, outros se destacam, nomeadamente:

·Aumento de força e resistência muscular

· Flexibilidade e mobilidade

·Controle do peso

· Diminuição do stress, da ansiedade e da dor

· Previne o aparecimento de doenças, como a obesidade, a diabetes, a hipertensão arterial, o cancro, entre outras…

· Aumento da auto-estima

· Favorece o convívio e a interação social

 

Já nos idosos o envelhecimento é um processo que provoca modificações em vários sistemas biológicos, causando alterações funcionais e estruturais de forma progressiva.

Essa alterações resultam muitas vezes em tonturas e em desequilíbrios o que podem gerar quedas que resultam em fraturas.

Por sua vez as fraturas decorrentes de quedas são responsáveis por altas taxas de hospitalizações e mortes acidentais nos idosos.

Praticar exercício físico poderia ajudar e muito a evitar estes acidentes

Devemos trabalhar com os idosos exercícios de resistência e força muscular de membros superiores e inferiores, atividades aeróbias e exercícios de flexibilidade, funcionais e exercícios especificamente direcionados ao equilíbrio postural.

Claro e sem certezas de dúvidas para que isto aconteça de uma forma saudável é fundamental o acompanhamento de um profissional da área, de forma a garantir que o treino é adequado às condições da pessoa, e consequentemente evitar lesões.

 

 

Pedro Mira